Pular para o conteúdo principal

Diário de Leitura

Pode-se observar que, ao longo da história, a cultura grega está nas bases da cultura ocidental. Nesta última semana, deparei-me com três diferentes artigos, que têm ênfases e veiculações diferentes, mas que conversam a respeito do mesmo tema: a cultura Ocidental. 
O primeiro texto, publicado na revista Grandes Temas: os Gregos, mais focado em apresentar uma identidade grega, dá ênfase à língua, o artigo traz como título: “Língua, religião e costumes definem identidade Grega.” (p. 8-11) O autor, Jean-Claude Porsat, é professor de arqueologia e de civilização antiga na Universidade Balise-Pascal de Clermont-Ferrand. 
Já o segundo artigo, publicado na revista Entrelivros Grécia, tem com título: “No princípio havia os gregos” (p.11-15) de Jacyntho Lins Brandão, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele aborda um viés mais amplo e traz o início e a formação do que hoje chamados de Cultura Greco-Latina. 
Por fim, o último texto: A Tradição Clássica I – Língua e estudos literários é um recorte do livro “The Classical Tradition: Greek and Roman influences on Western literature”, (p. 1-5), escrito por Gilbert Hight. É um texto com um objetivo mais acadêmico e apresenta avaliações interessantes especialmente da cultura greco-latina em relação à literatura.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do texto de Bakhtin

Resumo do texto de Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, P.279-80 A utilização da linguagem manifesta-se na forma de enunciados (orais, escritos, concretos e únicos). Os enunciados são formados por conteúdos temáticos, estilo e construção composicional. Dessa forma, todos os elementos que formam o enunciado são marcados pela especificidade de uma esfera da linguagem o que o autor denomina de gênero textual. Para cada atividade ou esfera de atividade existe uma diversidade de gêneros discursivos que fica mais complexa na medida em que se desenvolve. Palavras – chave: Gênero do discurso, linguagem, enunciados, conteúdo temático, estilo, construção composicional.

Os gêneros do discurso: problemática e definição

A proposta agora é resumir o texto a seguir, de Bakhtin. Bom trabalho! Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana, o que não contradiz a unidade nacional de uma língua. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua – recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais –, mas também, e sobretudo, por uma construção composicional. Estes três elementos (conteúdo temático, estilo e construção composicional fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos eles são...

Resumo

Resumo do texto ''Os gêneros do discurso : problemática e definição'' de M. Bakhtin Bakhtin escreve que todas as esferas da atividade humana estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Portanto, o caráter e os modos dessa utilização são tão variados como as próprias esferas da atividade humana. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciação, concretos e únicos, que surgem dos integrantes duma ou outra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada esfera da atividade. O todo do enunciado, isto é, seu conteúdo temático, o estilo, e a construção composicional, são marcados pelas especificidades de uma esfera da comunicação. Essa esfera de utilização da língua elabora "tipos relativamente estáveis" de enunciados sendo isso que se denomina "gêneros do discurso". Os gêneros do discurso possuem uma riqueza e variedades infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é in...