Pular para o conteúdo principal

Diário de pesquisa

Diário de pesquisa[1]


Mais uma semana que se iniciou e junto com ela os compromissos acadêmicos. Na segunda-feira, tenho encontro com grupo de pesquisa (NUPEAD), para essa reunião preciso ler e resumir o texto sugerido pela professora.
  Após o encontro, preciso terminar o trabalho para apresentar na aula de escrita criativa com a professora Andréia. Para essa apresentação, estou analisando discurso jurídico, mais especificamente o gênero jurisprudência.
Para quarta-feira, preciso ler o texto para disciplina de semântica lexical, porem o professor, ainda, não postou o texto no moddle, caso ele não coloque, tenho mais tempo para elaborar o diário de pesquisa que o professor Gil solicitou.
Comecei a adotar algumas técnicas de pesquisa, proposta pelo professor Gil da disciplina de escrita acadêmica. Nessa disciplina foi discutido a elaboração de resumos e tem sido de grande ajuda para relembrar os textos estudados.
Todas as vezes que estou elaborando resumos me questiono sobre a diferença entre o gênero resumo e o fichamento. As vezes penso que são gêneros idênticos, em contrapartida me questiono se são a mesma coisa, por que utilizar nomenclaturas diferentes para um mesmo gênero?  Se o fichamento é diferente do resumo, o que é fichamento? e como elaborar? Essas são alguns questionamentos que sempre esqueço de pesquisar.
Nos intervalos entre uma atividade acadêmica e outra preciso trabalhar! E uma boa hora para trabalhar é a noite, afinal, eu não faço nada da meia noite as seis da manhã. Pensando bem trabalhar como autônomo tem suas vantagens, pois não preciso cumprir horário.
Bom, para essa semana seriam essas as minhas atividades




[1] Elaborado por: Alisson Do Nascimento

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo do texto de Bakhtin

Resumo do texto de Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, P.279-80 A utilização da linguagem manifesta-se na forma de enunciados (orais, escritos, concretos e únicos). Os enunciados são formados por conteúdos temáticos, estilo e construção composicional. Dessa forma, todos os elementos que formam o enunciado são marcados pela especificidade de uma esfera da linguagem o que o autor denomina de gênero textual. Para cada atividade ou esfera de atividade existe uma diversidade de gêneros discursivos que fica mais complexa na medida em que se desenvolve. Palavras – chave: Gênero do discurso, linguagem, enunciados, conteúdo temático, estilo, construção composicional.

Os gêneros do discurso: problemática e definição

A proposta agora é resumir o texto a seguir, de Bakhtin. Bom trabalho! Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana, o que não contradiz a unidade nacional de uma língua. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua – recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais –, mas também, e sobretudo, por uma construção composicional. Estes três elementos (conteúdo temático, estilo e construção composicional fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos eles são...

Resumo

Resumo do texto ''Os gêneros do discurso : problemática e definição'' de M. Bakhtin Bakhtin escreve que todas as esferas da atividade humana estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Portanto, o caráter e os modos dessa utilização são tão variados como as próprias esferas da atividade humana. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciação, concretos e únicos, que surgem dos integrantes duma ou outra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada esfera da atividade. O todo do enunciado, isto é, seu conteúdo temático, o estilo, e a construção composicional, são marcados pelas especificidades de uma esfera da comunicação. Essa esfera de utilização da língua elabora "tipos relativamente estáveis" de enunciados sendo isso que se denomina "gêneros do discurso". Os gêneros do discurso possuem uma riqueza e variedades infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é in...