Diário de Leitura - Entrada 1 - Acredito que, quando falamos sobre pesquisa, ainda mais a pesquisa acadêmica, a organização é fundamental. É necessário criarmos o hábito de fazer fichamentos e anotações sobre textos e/ou livros que despertem nosso interesse e que. mais adiante, de uma maneira ou de outra, possam ajudar em nossa pesquisa acadêmica.
Essa conscientização tomou corpo junto aos questionamentos levantados na aula de Produção Textual III, em que temos por exercício mantermos esse diário de leitura no formato blog, proporcionando uma experiência em fazer anotações sobre as leituras e também a comunicação com os textos produzidos pelos colegas.
Como tudo novo e em fase inicial, começo esse diário com mais dúvidas do que certezas, embora uma coisa seja certa: é preciso organizar minhas leituras, para que elas não fiquem soltas, transformando uma futura pesquisa em um pandemônio em busca das referências corretas.
Concluo essa pequena entrada com a necessidade de organizar e listar minhas leituras, para assim compreender melhor meus interesses acadêmicos. Sei que não iremos partir tão logo para um projeto de pesquisa, mas ter essa ideia como um norte distante favorecerá o caráter prático deste trabalho, para mim.
Resumo do texto de Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, P.279-80 A utilização da linguagem manifesta-se na forma de enunciados (orais, escritos, concretos e únicos). Os enunciados são formados por conteúdos temáticos, estilo e construção composicional. Dessa forma, todos os elementos que formam o enunciado são marcados pela especificidade de uma esfera da linguagem o que o autor denomina de gênero textual. Para cada atividade ou esfera de atividade existe uma diversidade de gêneros discursivos que fica mais complexa na medida em que se desenvolve. Palavras – chave: Gênero do discurso, linguagem, enunciados, conteúdo temático, estilo, construção composicional.
Marcela, muito bom seu texto: claro, conciso e direto! Parabéns! É isso aí! Abraços do Prof. Gil.
ResponderExcluir